Métodos contraceptivos pós parto

Existem diversos métodos contraceptivos que as mamães podem usar. Quem opta pela pílula precisa ter disciplina para não se esquecer de tomar o medicamento no horário correto para garantir a sua eficácia. Se você tem dificuldade em se lembrar do medicamento, fique calma. Ainda existem outras opções, entre as mais requisitadas pelas mulheres no pós-parto é o DIU.

DIU
Os dispositivos intra-uterinos (DIU) são um dos métodos mais confiáveis comparando com o preservativo e a pílula. O Diu é um instrumento em forma de T que é colocado dentro do útero que ajuda a impedir a passagem dos espermatozoides para as tubas uterinas. Ele pode ser utilizado por mulheres que amamentam e após o parto. A mulher pode procurar o seu ginecologista e colocar o DIU após 60 dias do parto normal ou cesária. Além disso, esse método não interfere na amamentação como muitas pensam

A mulher pode permanecer com o DIU por até 10 anos. Enquanto utilizar esse método é recomendado que ela consulte o ginecologista com maior frequência. Ao todo existem dois tipos de DIU: Diu sem hormônio que é revestido de cobre e tem duração de três a dez anos e DIU com hormônio que libera doses de progesterona durando até cinco anos. Somente o ginecologista pode indicar qual DIU é o mais indicado para a mulher. A escolha do DIU dependerá das condições de saúde da mulher. Após uma avaliação médica e uma conversa com a paciente o médico pode decidir qual dos dois tipos de DIU é o melhor para cada caso.

Adesivo e anel vaginal
Os dois soltam hormônios diretamente na corrente sanguínea, diminuindo as reações adversas da absorção pelo fígado. Por combinarem estrógeno e progesterona, só devem ser utilizados, segundo recomendações médicas, cerca de seis meses depois do parto.

Contraceptivos orais de progesterona
As pílulas feitas apenas com progesterona podem ser usadas durante a amamentação sem nenhum problema e são seguras para a mãe e o bebê.

Dra. Carolina Haddad - Métodos contraceptivos pós parto
Dra. Carolina Haddad CRM - 109.443
Ginecologia, Medicina Reprodutiva, Histeroscopia, Videolaparoscopia, Obstetrícia, Cirurgia Íntima, Laser Vaginal e Cirurgia Robótica.

Dúvidas? Preencha o formulário abaxio para entrar em contato