Medicina Reprodutiva – Causas Masculinas
Inúmeras causas podem estar associadas à infertilidade masculina como doenças na hipófise, tireóide, supra-renal, traumas e problemas congênitos dos testículos, distúrbios da ejaculação e obstruções por mal formação congênita.
No entanto a variocele ou a dilatação anormal das veias que drenam os testículos constituem a causa mais freqüente da infertilidade masculina onde 1/3 dos portadores apresentam problemas de fertilidade. A variocele pode ser classificada em escala de graduação de I a III onde, no grau III, a variocele é detectada visualmente sem necessidade de palpação.
O diagnóstico de infertilidade masculina deve ser feito após uma criteriosa investigação do histórico do paciente associada aos seguintes exames:
· Espermograma: É o exame solicitado para uma primeira avaliação do homem. A finalidade do exame é retratar o funcionamento dos testículos e avaliar a quantidade de espermatozóides que são produzidos, motilidade ou movimentação para que o trajeto até o óvulo seja percorrido de forma adequada e a morfologia onde é analisado o formato dos espermatozóides e sua capacidade de fecundação.
· Ultrassonografia: O exame ultrassonográfico é solicitado para explicar possíveis alterações seminais nos casos de variocele ou outras patologias testiculares.
· Avaliação genética: É feita a análise do sangue do paciente para detectar possíveis alterações genéticas associadas a infertilidade.
Dúvidas? Preencha o formulário abaxio para entrar em contato