Histeroscopia Diagnóstica
A histeroscopia diagnóstica é um tipo de exame que tem por objetivo a visualização interna do útero para ajudar o médico a diagnosticar possíveis lesões. O exame deverá ser realizado na primeira quinzena da menstruação e quando a mulher já não estiver menstruada.
A histeroscopia diagnóstica pode causar em algumas mulheres desconforto, mas este exame geralmente é bem tolerado.
A histeroscopia diagnóstica está contraindicada na gravidez, em caso de suspeita de gravidez e de infecção vaginal.
Para que serve a histeroscopia diagnóstica
A histeroscopia diagnóstica serve para fazer o diagnóstico de possíveis problemas em caso de sangramento anormal, esterilidade, infertilidade, abortos repetidos, malformação uterina ou controle de cirurgia uterina, por exemplo.
Como é feita a histeroscopia diagnóstica
A histeroscopia diagnóstica é feita com a mulher em posição ginecológica. O médico coloca um aparelho para dilatar o colo do útero e depois um instrumento de ótica com cerca de 1 a 4 mm de diâmetro que emite luz e que tem uma microcâmara para o médico conseguir visualizar o interior do útero.
A histeroscopia diagnóstica com sedação pode ser utilizada para evitar maiores desconfortos e aumentar a segurança do procedimento.
Preparo da histeroscopia diagnóstica
O preparo da histeroscopia diagnóstica consiste em a mulher não ter nenhum contato íntimo 72 horas antes do exame e tomar um comprimido de Feldene ou Buscopan cerca de 30 minutos antes da hora do exame, para diminuir a dor.
Dúvidas? Preencha o formulário abaxio para entrar em contato